Outubro Rosa
Redator: Emanuel de Almeida Alvarenga 9° A, Revisão: Equipe Editorial
DESTAQUE


· O que é o Outubro Rosa?
O mês de outubro é mundialmente conhecido por trazer consigo um alerta importante: a prevenção do câncer de mama. Fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, o Outubro Rosa é uma campanha que incentiva o autocuidado, levando informações sobre prevenção e tratamento do câncer mamário, contribuindo com a redução da taxa de mortalidade.
· Informações e Sintomas.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Os sintomas de câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, em sua fase inicial, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ — o que já é uma lesão muito grande.
Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, como a mamografia, antes do aparecimento deste e de qualquer outro sintoma do câncer de mama.
· Como surgiu o Outubro Rosa?
A origem do movimento remonta à década de 1990, nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações isoladas de mamografia no mês de outubro. A campanha mobilizava diversas instituições com objetivo de promover a saúde das mulheres.
Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro passou a ser oficialmente o mês nacional dedicado à campanha.
A Fundação Susan G. Komen for the Cure (Susan G. Komen para a cura), uma das apoiadoras da causa, passou a distribuir um laço cor-de-rosa para as participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York com mulheres que venceram o câncer.
Desde então, o laço rosa passou a ser usado como símbolo da campanha.
· Como se prevenir?
A prevenção do câncer de mama pode ser feita a partir da adoção de alguns hábitos, como:
*Alimentação saudável
*Exercícios físicos
*Não fumar
*Não ingerir bebidas alcóolicas
*Redução do estresse
*Mamografia
*Amamentação
· Câncer de mama tem cura?
O câncer de mama pode ter cura desde que diagnosticado precocemente. Um tumor detectado no estágio 0 ou 1 chega a ter mais 90% de chance de cura. Já um câncer de mama no estágio 3 ou 4 tem de 30% a 40% de chance de cura total. Contudo, isso não é motivo para desistir ou achar que o seu caso não tem cura.
Mesmo cânceres em estágios mais avançados podem responder bem ao tratamento, podendo ser operados e retirados completamente. Assim, é importante conversar com seu médico e sempre buscar novas formas de lidar com a doença.